Exposição: Oliveira do Mouchão, monumento vivo

oliveira destaques

Esta exposição resulta do livro Oliveira do Mouchão, Monumento Vivo, uma edição municipal da autoria de Francisco Lopes (texto) e Paulo Alves (ilustrações).

Que se saiba, a oliveira do Mouchão é a árvore mais antiga da Península Ibérica e uma das mais velhas do mundo. Tem agora 3355 anos e não há nenhum palácio, nem castelo, no nosso país, que seja mais antigo. Além disso é um monumento vivo, capaz de transmitir aos humanos a noção da sua verdadeira dimensão face à grandiosidade da natureza.  Ela assistiu às mudanças do mundo ao longo desses mais de três mil anos e talvez seja o primeiro testemunho vivo da cultura do azeite em Portugal, nos primórdios da chegada dos fenícios. Num concelho em que o azeite é um forte elemento cultural, ela pode ser a árvore simbólica de todos os abrantinos.

Datas
2023-01-20 17:00 - 2023-04-01 00:00