Integrar pessoas com deficiência

braille destaques

SELESE (Serviço de Leitura em Suportes Especiais) Dia Mundial do Braille, com Idalina Lopes

O Dia Mundial do Braille assinala-se no dia 4 de janeiro. Louis Braille nasceu neste dia e foi o criador do sistema de leitura e de escrita Braille que, através do toque, facilita o dia a dia das pessoas com deficiência visual e a sua integração na sociedade. Louis Braille ficou cego aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos. Este alfabeto alastrou-se pelo mundo e ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.

A Câmara Municipal de Abrantes tem em funcionamento, desde 10 de junho de 1990, o SELESE – Serviço de Leitura em Suportes Especiais, direcionado para deficientes visuais e outros portadores de deficiência. Em 1993, com a inauguração da Biblioteca Municipal António Botto, o SELESE teve continuidade até aos dias de hoje.

Este serviço de leitura é uma referência e disponibiliza livros em linguagem braille, áudio livros e livros em formato digital. Este é um serviço gratuito, sendo apenas necessário que os utilizadores estejam inscritos na Biblioteca Municipal António Botto.

Um dado interessante do SELESE: durante 10 anos, a Biblioteca António Botto editava em som os artigos da revista “Grande Reportagem”, chegando até a receber pedidos de envio para o Brasil.

Idalina Serafim Lopes é deficiente visual. Colaboradora da Biblioteca Municipal António Botto/Município de Abrantes e responsável pelo SELESE (Serviço de Leitura em Suportes Especiais) é a dinamizadora da atividade "Integrar pessoas com deficiência". Esta atividade inclui demonstração de objetos da vida quotidiana dos deficientes visuais e escrita braille.

Atividade com duas sessões: 10:00 e 14:00

2023-01-04 10:00