Dinizlândia: conversas com José Diniz

dinizlandia destaques

Lançamento do livro Dinizlândia: conversas com José Diniz, de José Falcão Tavares, edição do Município de Abrantes

A propósito de Dinizlândia: conversas com José Diniz

Este é um livro que contém uma vida. Apesar desse peso, ainda para mais tratando-se da vida cheia de José Diniz, estas páginas conseguem o feito de transportarem toda essa vida com assinalável leveza. Essa qualidade, como Calvino referiu, aproxima-nos da própria vida, do ser, do estar. Entramos nas páginas deste livro e, ao fim de pouco tempo, partilhamos a informalidade, a amizade, os encontros, sentimo-nos a pertencer, estamos lá com eles, com o narrador/autor e com o protagonista, em tantos momentos da sua vida fascinante.

Este é um livro onde existe o desejo verdadeiro de conhecer o outro, de fazê-lo viver na palavra escrita. São páginas de enorme generosidade, entre o local e o universal, com detalhes deliciosos da memória abrantina, integrados num contexto histórico mais amplo, com imagens do quotidiano, passado ou presente, imagens da literatura e da cultura universais, com lições de vida.

Não tenho dúvidas de que José Diniz teria gostado muito de ler este livro.

José Luís Peixoto

2023-05-12 18:00 - 19:00