Aprenda a cultivar plantas suculentas

suculentas destaques

As suculentas são plantas que hoje encontramos facilmente em qualquer casa ou jardim! Suportam bem períodos sem chuva, porque acumulam a água nas suas raízes, folhas, troncos, caules, sendo por isso fáceis de cuidar e ótimas opções a ter em conta quando o tema é decoração! Neste workshop vamos partilhar algumas dicas a ter com este tipo de plantas e dar a conhecer algumas espécies!

Horário: 10h-11h30

Formador: Jorge Moura
(Eng.º Agrónomo, técnico do Serviço de Gestão de Espaços Verdes, no Município de Abrantes; colecionador de cactos e outras plantas suculentas há cerca de 30 anos)

Breve descrição:
As suculentas são plantas que hoje encontramos facilmente em qualquer casa ou jardim! Suportam bem períodos sem chuva, porque acumulam a água nas suas raízes, folhas, caules, sendo fáceis de cuidar e uma opção a ter em conta, quando o tema é decoração! Neste workshop vamos partilhar algumas dicas a ter com este tipo de plantas e dar a conhecer algumas espécies!

Objetivos:
- Aprender a distinguir algumas famílias de plantas suculentas e a caracterizar o que é uma planta suculenta;
- Partilhar algumas dicas de cultivo destas plantas, no que respeita a regas, luz, preparar substratos de envasamento, transplantar, etc;
- Apresentar no decurso do workshop, algumas plantas da coleção do formador;
- Dinamizar o Mercado Municipal.

Metodologia:
Parte I – Plantas suculentas: generalidades sobre estas plantas (o que as caracteriza, distribuição no mundo, principais famílias botânicas)
Parte II – Suculentas: cuidados a ter!
Parte III – Parte prática: a) quando transplantar; demonstração com exemplo de planta da coleção; b) preparação de substrato de envasamento; c) envasamento de uma planta, pelos formandos

Destinatários: público em geral
Nº de participantes: 15