Exposição: ESSA'arte

Curadoria
Hugo Dinis

Artistas
Afonso Pires, Ana Martinho, Ana Silva, Ana Zaha, André Correia, Antónia Muresan, Bárbara Matos, Beatriz Alves, Beatriz Rodrigues, Beatriz Rosa, Carina Alves, Carina Duarte, Carolina Alves, Carolina Vicente, Catarina Ferreira, Catarina Lobo, Catarina Martins, Catarina Matos, Cécile Catela, Cristiano Silva, Daniela Machado, Daniela Martins, Daniela Pedro, Diana Farinha, Diogo Alves, Filipe Ruivo, Flor Cruz, Francisco Direito, Francisco Mendes, Guilherme Silva, Inês Grave, Inês Martins, Íris Alexandre, Íris Santos, Isabel Rodrigues, Ivo Matos, Jéssica Ferreira, Jhonatan Cavalcante, Joana Ferreira, Joana Pista, Joana Rodrigues, Joana Vitória, João Sebastião, Lara Barbosa, Lara Domingos, Leonor Santos, Letícia Lourenço, Lisandro Matos, Lúcia Dias, Luna Burgos, Margarida Alves, Margarida Silva, Maria Claro, Maria Moreno, Maria Salgueiro, Maria Fernandes, Mariana Nunes, Mariana Pereira, Mariana Violante, Marta Inácio, Martim Marques, Martim Mendes, Martim Vieira, Matilde Lopes, Núria Alves, Núria Lopes, Nycolas Almeida, Paulo Sousa, Rafael Fontinha, Tiago Diogo, Tomás Rodrigues.

A exposição apresenta os trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu ao longo do ano letivo 2022/23. Ao acrescentar um ponto de interrogação ao título — ESSA’arte? — pode-se multiplicar a pergunta: O que é essa arte? O que é Arte? Inserida no projeto “Curar uma questão”, a exposição tornou-se um momento particular de diálogo e partilha entre todos os participantes.

Integrado na programação do Plano Nacional das Artes, o projeto “Curar uma questão” inclui a participação dos alunos nas tarefas — projeto expositivo, produção, comunicação e apresentação — para a realização da exposição. Parte do projeto foi realizado na escola, com uma aula teórica sobre Arte e Curadoria e uma sessão de escolha de obras e divisão das tarefas a realizar. Os alunos também acompanharam o transporte das obras para a galeria. Durante a montagem da exposição, a presença e participação dos alunos foi incentivada na concretização do desenho e na montagem das obras. Deste modo, foi possível, mesmo que de uma forma superficial, dar a experimentar e dar a conhecer a prática curatorial na sua complexidade.

Os trabalhos em exposição seguem o programa das disciplinas artísticas — Desenho e Oficina de Artes — do currículo do Curso de Artes Visuais do 10º, 11º e 12º Ano. Se por um lado, os trabalhos realizados na disciplina de Desenho vão atestando as capacidades técnicas dos alunos, nomeadamente na familiarização e no domínio dos diversos materiais, por outro lado, o projeto desenvolvido todo o ano na disciplina de Oficina de Artes do 12º Ano revela as competências artísticas e criativas dos alunos, denotando as áreas preferenciais de cada aluno e a sua identidade pessoal e social.

Atestando a importância de todo o projeto, a inauguração da exposição, marcada para 14 de junho, Dia da Cidade de Abrantes, permite valorizar a iniciativa, divulgando-a amplamente pela comunidade. Espera-se que a colaboração ativa entre todos os participantes — artistas, curador, professores, técnicos e público —, permita responder à pergunta inicial: O que é Arte? Considerando a mutabilidade e a sensibilidade da arte, a resposta também não se fixa numa definição pré-definida e concreta. Talvez a resposta resida no questionamento da curadoria e na identidade de cada indivíduo que compõe uma coletividade comunitária. No seio dos afetos que se estabelecem entre todos, aparece sempre algo de novo, que inaugura novos modos de ver e sentir o mundo. Se isso não é arte...

2023-06-14 18:00 - 2023-10-21 18:00
  • De 2023-06-14 18:00 a 2023-10-21 18:00