Apresentação do livro "Crónicas dos bons amigos"


cronica amigos destaques
 

Apresentação do livro Crónicas dos bons amigos, Rosmaninho Editora de Arte, com o autor Santana-Maia Leonardo


“A devoção de um cão ao dono é o único amor incondicional.” Freud
Hoje reconheço-me totalmente naquele extracto da “Toada de Portalegre” de José Régio que reza assim: “(…) Quem desespera dos homens,/ Se a alma lhe não secou,/ A tudo transfere a esperança/ Que a humanidade frustrou:/ E é capaz de amar as plantas,/ De esperar nos animais,/ De humanizar coisas brutas,/ E ter criancices tais,/ Tais e tantas!/ Que será bom ter pudor/ De as contar seja a quem for!” Totalmente descrente da natureza humana, tornei-me num eremita que vive, isolado, a cuidar do seu jardim na companhia dos sete discípulos: 5 cães e 2 gatos. Dizem que trato melhor os cães e os gatos do que as pessoas. Mas não é verdade. Em primeiro lugar, os meus cães e gatos não só são pessoas como têm pessoas lá dentro, pessoas que se cruzaram comigo e que me marcaram. A teoria de reencarnação não é totalmente disparatada para quem conhecer os meus cães e os meus gatos. É isto que muita gente ainda não percebeu. E, em segundo lugar, sendo pessoas que gostam de mim incondicionalmente, é natural que as trate melhor do que aquelas que apenas me conhecem quando lhes dá jeito ou por rotina social. Resolvi, por isso, aproveitar as longas noites deste tempo de Verão para vos dar a conhecer as histórias de algumas destas pessoas de quatro patas que fizeram ou fazem parte da minha vida e que, inclusive, já tiveram o condão de me salvar a vida.

Santana-Maia Leonardo
Nasceu em Lisboa no dia 5 de outubro de 1958, mas tem a sua residência em Ponte de Sor. É filho de José Tomás Mendes Leonardo, falecido em 1 de dezembro de 1967, e de Maria Laura de Carvalho Santana Maia Tomás Leonardo, a primeira juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça. É licenciado em Direito e em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Franceses). É advogado e sócio fundador da sociedade de advogados "Santana-Maia Leonardo & Associados", com escritórios em Abrantes e Ponte de Sor. Foi presidente da delegação de Ponte de Sor da Ordem dos Advogados (2004-2010) e do Agrupamento de Abrantes da Ordem dos Advogados (2013-2016), professor de Português do ensino secundário (1981-2006), candidato a presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor (1993 e 1997) e de Abrantes (2009), vereador da Câmara Municipal de Ponte de Sor (1993-2001) e de Abrantes (2009-2013), presidente do Eléctrico Futebol Clube (2000-2004), director e fundador do jornal regional A Ponte (1998-2004), vogal do Conselho Jurisdicional da Associação de Futebol de Portalegre (2005-2012), fundador e presidente do conselho fiscal da Associação dos Autarcas Sociais Democratas. Desde fevereiro de 2014, data em que se desfiliou do PSD, que deixou de exercer ou participar em qualquer actividade política de carácter partidário. Pertenceu à direcção que reeditou a revista da Associação Académica de Coimbra «Via Latina» (1980/81) e tem colunas de opinião em jornais nacionais e regionais. Obras publicadas: «Mistério da Santaníssima Quaternidade» (poemas), Coimbra Editora, 1980; «O Meu Livro de Português» (colectânea de poemas de uma turma de Português), edição de autor, 1995; «Rexistir» (poesia e prosa), Hugin, 2002 (1ª edição), e Editorial Minerva, 2012 (2ªedição); «Eléctrico – Um Clube com Alma» (história), edição de autor, 2004; «Bocage, Meu Irmão» (poesia satírica), Editorial Minerva, 2006; e «Amar Abrantes – o nosso conselho» (em co-autoria com António Belém Coelho), edição de autor, 2013.

Público: geral

Data
2023-10-12 21:30
Local
Biblioteca Municipal António Botto
Telefone
241330100
E-mail
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desempenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.