Apresentação do livro Acushnet Avenue

Acushnet Avenue destaques

Apresentação pelo jornalista e investigador Pedro Bicudo com a presença do autor

José J. Cabral era vereador aquando da geminação entre os municípios de Abrantes e São Nicolau em Cabo Verde. Dez anos depois, com o então Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Nelson de Carvalho, propôs a organização de um “plano de relançamento da geminação”, durante o qual se fez o lançamento do seu primeiro livro Sodade de Nhâ Terra Saninclau.

Depois de mais duas edições de Soadade, o autor escreveu o romance Caminho(s) que Trilharam” (2014) a que se seguiram Acushnet Avenue (2019) e Destino Aziago (2022), este, agraciado com o prémio Arnaldo França, patrocinado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda de Portugal, circunstância que traz o autor a Portugal, para o apresentar ao público português, em evento que acontecerá no dia 28 de junho no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa.

A presença do autor em Abrantes tem desde logo um motivo simbólico: agradecer à Câmara de Abrantes, e aproveitar para apresentar na cidade irmã o livro Acushnet Avenue que é a segunda obra de uma trilogia que conta a “história do homem das ilhas atlânticas de Cabo Verde”, iniciada com a obra Chiquinho, de Baltasar Lopes, e que termina em Destino Aziago.

Acushnet Avenue é um romance de emigração iniciado em 1930, com a evasão do jovem homónimo, à época cidadão português, e que, como os açorianos, fixa-se em Nova Inglaterra onde faz um percurso laboral em tudo semelhante à daquele povo ilhéu com quem convive.

Esta é a obra que o autor pretende dar a conhecer ao publico de Abrantes, contendo uma vivência comum de cabo-verdianos e açorianos, nos tempos em que Cabo Verde era possessão portuguesa.

Público:geral

2024-06-27 18:00