Apresentação do livro “Olimpíadas de Filosofia do Rio de Janeiro” de Lara Sayão

olimpiadas rio destaques

Lara Sayão é professora de Filosofia, mestre e doutora em Filosofia da educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Autora de artigos sobre filosofia e educação, elabora seus textos a partir das relações quotidianas de uma professora que convida seus estudantes para as rodas de pensamento. Em 2018, oradora, conferencista e formadora no Festival de Filosofia de Abrantes.

A olimpíada de filosofia do Rio de Janeiro é uma experiência filosófica de libertação? É possível favorecer um pensamento de libertação nas estruturas colonizadoras da educação formal? É possível libertar a filosofia e libertar-se dela na experiência das olimpíadas de filosofia do Rio? É possível livremente escrever e filosofar com os gregos? Entre gregos e sambistas? Entre alemães e rappers? Entre franceses e povos originários? Na escola? É preciso sair em viagem? A viagem é acolhedora, hospitaleira? O pensamento fermental tem lugar nas rodas das olimpíadas? E nas aulas dos professores que delas participam? O pensamento popular é verdadeiramente convidado para estar nas rodas? As olimpíadas conseguem acolher pensamentos diferentes? São geradoras de comunidades? O que, afinal, provocam, permitem e afirmam, como movimento filosófico, educacional e político as olimpíadas de filosofia do Rio de Janeiro? Eis algumas das perguntas que este livro ajuda a pensar.

Público: Famílias (crianças dos 6 aos 11 anos)
Lotação: 20 participantes
Editora: NEFI Edições / Universidade do Estado do Rio de Janeiro